Inteligência Artificial poderá ajudar diagnóstico da COVID-19



Considerando a necessidade crescente de testes da Covid-19 e a escassez de insumos para sua realização, o Grupo Pardini vem buscando novas alternativas de diagnóstico. Nesta semana, a empresa assinou acordo com a Portal Telemedicina, referência nacional em Inteligência Artificial, que vem prototipando uma solução que seria capaz de realizar triagem de casos da Covid-19 por meio de exames de raio-x e tomografia computadorizada dos pulmões.

A parceria garante a união de esforços entre uma empresa de diagnóstico e de inteligência artificial. A partir de agora, engenheiros e profissionais da saúde trabalharão, lado a lado, para refinar a utilização dos algoritmos. “Estamos buscando alternativas com empresas de tecnologia no Brasil e no mundo. São muitas as iniciativas de estudo sobre o tema e devemos participar desse movimento”, destaca o diretor de Tecnologia do Grupo Pardini, João Alvarenga.

Nos últimos anos, a Portal Telemedicina desenvolveu mais de 30 algoritmos de detecção automática de patologias a partir de exames de imagem, um trabalho envolvendo sua equipe de engenharia em parceria com o Google. Há seis semanas, a empresa vem refinando o uso de algoritmos a partir da leitura de exames de imagem e testes de PCR realizados em pacientes com diagnósticos confirmados, suspeitos e negativos dos Estados Unidos, Japão e Itália.

A parceria com o Pardini será importante para ajustar os softwares de inteligência artificial às características da realidade brasileira.  Quanto mais testes forem estudados, melhor é a análise do algoritmo e a acurácia do exame.

O Grupo Pardini acredita que, neste momento, é importante tentar todas as possibilidades para garantir acesso ao diagnóstico qualificado durante a pandemia. “É nosso papel investigar tudo; estimular a ciência e a sinergia de competências. Só vamos colocar a solução no mercado quando estivermos 100% seguros de sua real utilidade clínica, bem como com todas as autorizações devidas”, garante o vice-presidente Comercial e Marketing, Alessandro Ferreira.

fonte: https://saudebusiness.com/ti-e-inovacao/inteligencia-artificial-podera-ajudar-diagnostico-da-covid-19/